O trecho a seguir discorre sobre os desafios que os movimentos
indígenas enfrentam na luta pelo reconhecimento institucional
dos conhecimentos tradicionais.
A influência das ideias dominantes opera em dois sentidos
aparentemente contraditórios. De um lado, os movimentos
indígenas formulam reivindicações nos termos de uma linguagem
de direitos dominante, passível de ser reconhecida e, portanto, de
ser bem-sucedida. De outro, esses conceitos supõem, ao falar em
“conhecimento tradicional” no singular, que um único regime
possa representar uma miríade de diferentes regimes históricas e
sociais de conhecimento tradicional.
CARNEIRO DA CUNHA , Manuela. “Cultura” e cultura. Conhecimentos tradicionais e
direitos intelectuais . Lisboa: Oca Editorial, 2020. (Adaptado.)
Assinale a opção que descreve corretamente a situação descrita.
✂️ a) O conhecimento tradicional indígena faz parte de um corpo
unificado de saberes e práticas que o Estado falha em
reconhecer como válido. ✂️ b) Os conhecimentos tradicionais precisam ser examinados e
transpostos para o método científico dominante para alcançar
o reconhecimento. ✂️ c) A interferência dos conceitos e práticas dominantes sobre os
conhecimentos indígenas os afastaram de suas matrizes
tradicionais. ✂️ d) Os conhecimentos tradicionais são de tal forma variados e
diversos que é inviável o seu reconhecimento pelas
instituições dominantes. ✂️ e) O reconhecimento oficial dos conhecimentos tradicionais
depende de sua tradução em um vocabulário conceitual e
jurídico que, muitas vezes, é inadequado.