Leia o trecho a seguir.
Certo, é verdade que a expressão “arte por arte” é vazia de sentido
nas sociedades tradicionais da África negra. Toda produção
artística era antes funcional, isto é, chamada a desempenhar um
papel utilitário, exceto a aspiração do artista. Uma estatueta que
para um europeu satisfaria o gosto por suas formas harmoniosas,
um pingente que lhe serviria para sublinhar uma parte do corpo,
tudo isso era destinado a cumprir uma certa função.
MUNANGA , Kabengele. “A dimensão estética na arte negro-africana tradicional”. In:
Arte afro-brasileira: o que é afinal? Lisboa: Oca Editorial, 2020.
No Ocidente, a noção de “arte por arte” consolidou-se como uma
valorização da experiência estética autônoma.
Com base na perspectiva apresentada pelo autor, assinale a
afirmativa co rreta.
✂️ a) A ausência de uma categoria equivalente à “arte por arte”
indica a inexistência de apreciação estética. ✂️ b) A arte africana tradicional é ornamental, destacando-se pela
valorização da forma e da harmonia estética. ✂️ c) A concepção ocidental de arte permite uma leitura mais
objetiva da dimensão estética da arte africana. ✂️ d) A arte africana tradicional expressa uma cosmovisão na qual
os objetos transcendem a mera apreciação visual. ✂️ e) A separação entre arte e utilidade é uma característica
universal, presente em todas as culturas.