Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão.
O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto:
“As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico . São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado.
Tendo em vista a concepção que norteou o planejamento de sua
aula, a preocupação do professor Tirésias foi a de explorar,
sobretudo, a seguinte competência específica de Linguagens e
suas Tecnologias para o Ensino Médio que consta da BNCC e do
DRC/MT-EM:
✂️ a) “Compreender as línguas como fenômeno (geo)político,
histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos
contextos de uso, reconhecendo suas variedades e
vivenciando-as como formas de expressões identitárias,
pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de
preconceitos de qualquer natureza.” ✂️ b) “Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais)
para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e
autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa,
ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o
outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência
socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local,
regional e global.” ✂️ c) “Compreender os processos de produção e negociação de
sentidos nas práticas corporais, reconhecendo-as e
vivenciando-as como formas de expressão de valores e
identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à
diversidade.” ✂️ d) “Mobilizar práticas de linguagem no universo digital,
considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas
e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de
engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a
aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho,
informação e vida pessoal e coletiva.” ✂️ e) “Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas
e culturais, considerando suas características locais, regionais
e globais, e mobilizar seus conhecimentos sobre as linguagens
artísticas para dar significado e (re)construir produções
autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de
maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de
saberes, identidades e culturas.”