Um professor de Biologia, ao trabalhar a temática: “Dogma
Central da Biologia”, identifica que os estudantes estão
cometendo erros frequentes em atividades de debates
(seminários) sobre as novas tecnologias de DNA e suas aplicações
cotidianas. Dentre esses erros:
- Alguns estudantes afirmam que: "o RNA sempre é produzido a
partir do DNA, nunca o contrário ".
- Outros não relacionam mutações no DNA a possíveis alterações
na função proteica, dizendo que "se o RNA está certo, a proteína
sai certa, mesmo com erro no DNA ".
- Há ainda confusão entre os termos transcrição, tradução e
replicação.
Qual estratégia didática é mais adequada para diagnosticar e
superar essas dificuldades conceituais, promovendo
aprendizagem significativa?
✂️ a) Realizar uma aula expositiva detalhada, reforçando as etapas
do Dogma Central com esquemas no quadro. ✂️ b) Propor um jogo de cartas em que os estudantes montem
fluxos de informação genética, incluindo exceções como a
retrotranscrição viral, e discutam erros comuns. ✂️ c) apresentar uma linha do tempo com as teorias históricas,
destacando nomes como Aristóteles, Pasteur e Oparin. ✂️ d) utilizar analogias cotidianas, como comparar a sopa
primordial a uma “panela de nutrientes” aquecida por
energia térmica. ✂️ e) exibir um documentário sobre as evidências da panspermia e
pedir um resumo crítico.