Durante uma reunião pedagógica, a equipe docente de Ciências
da Natureza de uma escola pública estadual propõe que as
disciplinas contribuam para tratar do tema “Diferenciação Sexual
Humana” com estudantes do Ensino Médio. Com base na BNCC e
no conhecimento científico atual, a coordenação pedagógica
solicita ao professor de Biologia que elabore uma sequência
didática de, no mínimo, três aulas, de modo a que os conteúdos
da Biologia possam se articular com temas transversais como
identidade de gênero, respeito às diferenças e saúde reprodutiva.
Com base na situação descrita, analise as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta para atender estes objetivos:
✂️ a) A sequência didática deve evitar abordar conteúdos sobre
genética e embriologia, pois são considerados de alta
complexidade para o nível de ensino, devendo priorizar
apenas os aspectos fisiológicos e comportamentais da
puberdade. ✂️ b) A proposta pedagógica deve articular os conteúdos de
embriologia (desenvolvimento gonadal), genética
(cromossomos sexuais e mutações), sistema endócrino (papel
dos hormônios sexuais) e puberdade, promovendo uma visão
integrada dos fatores biológicos envolvidos na diferenciação
sexual. ✂️ c) A avaliação deve se restringir a testes objetivos sobre os
conteúdos de anatomia e fisiologia do sistema reprodutor,
evitando temas subjetivos que envolvam identidade de
gênero e diversidade sexual. ✂️ d) A sequência didática deve ser construída exclusivamente em
torno de metodologias expositivas e transmissivas,
garantindo que o conteúdo seja corretamente absorvido sem
margem para interpretações alternativas. ✂️ e) A abordagem da diferenciação sexual humana deve ser
centrada exclusivamente na biologia reprodutiva normativa,
evitando discussões sobre diversidade sexual ou variações do
desenvolvimento sexual, a fim de respeitar valores culturais e
evitar conflitos com as famílias dos estudantes.