Em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora
propôs uma sequência didática interdisciplinar para abordar os
movimentos da Terra e suas consequências: dia, noite, eclipses,
fases da Lua e estações do ano. A proposta partiu da observação
direta do céu, passou pela construção de modelos
tridimensionais com os estudantes e incluiu pesquisas sobre
diferentes calendários (gregoriano, islâmico, indígena e asteca)
utilizados historicamente para marcar o tempo com base nos
fenômenos astronômicos. Durante a avaliação, os estudantes
foram convidados a elaborar uma linha do tempo comentada,
relacionando os conhecimentos construídos nas atividades com
os modos de medir o tempo em diferentes culturas.
Com base nessa situação didática, assinale a alternativa que
melhor expressa a intencionalidade pedagógica da professora.
✂️ a) Utilizar modelos didáticos para facilitar a compreensão dos
movimentos da Terra, sem se preocupar com visões culturais,
que são tratadas em outras disciplinas. ✂️ b) Desenvolver nos estudantes a capacidade de observar,
representar e comparar diferentes formas de compreender o
céu, articulando ciência e cultura de modo contextualizado. ✂️ c) Ensinar os conteúdos de Astronomia de forma prática e
objetiva, reforçando o modelo heliocêntrico como
conhecimento científico atualmente. ✂️ d) Expor aos estudantes diversas explicações tradicionais sobre
o tempo e os astros, sem interferir com conhecimentos
científicos, respeitando a pluralidade de crenças. ✂️ e) Mostrar aos estudantes que os calendários modernos são
mais corretos do que os tradicionais, promovendo o
entendimento racional dos fenômenos naturais.