Durante uma aula prática sobre processos bioenergéticos, a
professora Mariana propôs aos estudantes duas atividades
distintas: uma para investigar a fotossíntese e outra para analisar
a respiração celular. As propostas eram as seguintes:
Atividade 1:
Os estudantes deveriam cultivar plantas aquáticas (Elodea sp.)
em dois frascos transparentes contendo água destilada. Um dos
frascos seria exposto à luz solar direta, enquanto o outro ficaria
em ambiente escuro. Após 24 horas, os estudantes mediriam a
quantidade de bolhas liberadas em ambos os frascos,
relacionando os dados obtidos com a produção de oxigênio pela
planta.
Atividade 2:
Os estudantes montariam um experimento para analisar a
liberação de CO2 em sementes de feijão em germinação,
utilizando um sistema fechado com água de cal (indicador de
CO2 ). Eles deveriam observar a turbidez da solução após 48 horas
e relacionar esse fenômeno à respiração celular.
Com base nas atividades propostas, assinale a alternativa que
avalia o propósito didático e a fundamentação científica das
experiências:
✂️ a) As duas atividades avaliam somente processos de
fotossíntese, sendo necessário incluir um experimento
adicional para respiração celular. ✂️ b) Apenas a Atividade 1 possibilita a observação da produção de
gás carbônico, um dos principais produtos da fotossíntese. ✂️ c) As atividades são complementares, permitindo a análise
prática da produção de oxigênio na fotossíntese e da
liberação de CO2 na respiração celular. ✂️ d) A Atividade 2 avalia processos fermentativos das sementes,
enquanto a Atividade 1 avalia o ciclo de Krebs nas plantas
aquáticas. ✂️ e) As atividades estão mal formuladas, pois a produção de
bolhas na Atividade 1 não está relacionada com a
fotossíntese, mas sim com a respiração.