Leia o trecho a seguir.
Embora os rolos – no qual os filmes residem enquanto potência
fílmica – sejam palpáveis, o filme em si não é. Não pode ser tocado,
tampouco visto sem que seja projetado. À medida que o projetor
roda, dando às gravações velocidade suficiente para gerar a ilusão
do movimento, cabe aos espectadores, sem tempo para fixar o
olhar e o entendimento em um ou outro aspecto determinado da
sequência de imagens que lhe é mostrada, juntar algumas
impressões do que acaba de ser visto para formatar um ponto de
vista ou uma interpretação. Tanto o que faz “eleger” alguns dentre
os incontáveis sinais possíveis como os mais significativos de um
filme quanto o modo como os interpreta não pode ser desvinculado
de seus desejos e conhecimentos prévios. Em outras palavras, o
processo não é desvinculado das particularidades daquele que o
vê, de sua memória e de seu saber.
Adaptado de: NASCIMENTO , Nayara. Amor em telas – amor e tecnologia
digital em filmes dos anos 2010 . Tese de doutorado em Sociologia da
Universidade de São Paulo, 2022, p. 21.
Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve
corretamente a compreensão sociológica da autora sobre o ato de
consumir produções audiovisuais.
✂️ a) O espectador desempenha um papel crucial para elaborar a
narrativa, baseando-se em suas próprias experiências. ✂️ b) A produção audiovisual retrata a realidade das coisas e
experiências conforme se manifestam no cotidiano. ✂️ c) Os produtores dos filmes são responsáveis por apresentar uma
narrativa organizada de forma completa e incontestável. ✂️ d) O ato de assistir a um filme oferece ao espectador uma
experiência de ruptura entre o passado e o presente. ✂️ e) A narrativa criada pelo filme é guiada pela memória individual
do produtor, a qual não reflete a experiência coletiva.