O movimento operário [brasileiro], [...] liderado por homens
[...] atuou no sentido de fortalecer a intenção disciplinadora de
deslocamento da mulher da esfera pública do trabalho e da vida
social para o espaço privado do lar.
Assim, [...] a mulher é pensada na linguagem romântica das
classes dominantes, fundamentadas pelo saber médico, como
encarnação das emoções, dos sentimentos, irracional, incapaz de
resistir, mesmo que os documentos da época nos revelem que as
mulheres tenham participado em peso das mobilizações políticas,
que muitas tenham paralisado as fábricas [...].
RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar : a utopia da cidade disciplinar e a resistência
anarquista, Brasil 1890-1930. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
A partir do texto, avalie as afirmativas abaixo. I. A dinâmica de poder no universo operário brasileiro estava
intrinsicamente relacionada às formas de pensar o “ideal
feminino” da classe burguesa.
II. A análise presente no texto é fomentada pela base curricular
pernambucana, pois a autora expressa um viés crítico acerca
das relações de gênero, discussão prevista no Currículo de
Pernambuco.
III. Os debates atuais acerca das questões de gênero ampliaram a
emergência de estudos sobre o protagonismo das mulheres
em contextos diversos na história.
IV. O texto é compreendido como um recurso didático por expor
uma contextualização abordada pela grade curricular de
Pernambuco aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
II.
Quais são as afirmativas corretas?
✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV.