Para Bueno (2015), “o clipping, como unidade isolada, não agrega
valor ao trabalho de relacionamento com a mídia, porque ele só
gera conhecimento quando comparado, enquanto produto, ao
processo global que lhe deu origem”. Nesse contexto, o autor
propõe duas formas básicas de realizar esse trabalho: (1) a análise
tópica de um esforço de divulgação, e (2) a auditoria de imagem
propriamente dita.
Sobre o segundo, é correto afirmar que
✂️ a) limita-se a agrupar os recortes dos jornais e revistas, cópias de
programas de rádio e TV e prints de postagens digitais e
compará-los com uma ação da assessoria de imprensa. ✂️ b) trata-se de uma perspectiva pontual e localizada para
entender e medir a repercussão de uma divulgação específica
empreendida pela assessoria de comunicação. ✂️ c) objetiva compreender o comportamento pontual de veículos,
editores e colunistas e realinhar os procedimentos para maior
eficácia em divulgações futuras. ✂️ d) reporta-se geralmente a um período de cobertura da mídia e,
para uma análise mais aprofundada, tende a comparar os
resultados obtidos com os dos concorrentes da empresa
assessorada. ✂️ e) foca-se no que não funcionou em determinado esforço de
comunicação, comparando a centimetragem de divulgação
obtida com o custo de aquisição de espaço publicitário nos
mesmos veículos.