O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. [...]
Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida política; é a escrita que vai fornecer, no plano propriamente intelectual, o meio de uma cultura comum e permitir uma completa divulgação de conhecimentos previamente reservados ou interditos. Tomada dos fenícios e modificada por uma transcrição mais precisa dos sons gregos, a escrita poderá satisfazer essa função de publicidade porque ela própria se tornou, quase com o mesmo direito da língua falada, o bem comum de todos os cidadãos.
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego . Rio de Janeiro: Difel, 2015.
A partir da discussão expressa no texto, o que um estudante do Ensino Fundamental II precisa saber para estabelecer conexões entre os modos de vida do passado e do presente?
✂️ a) Identificar que a palavra é fundamental para a participação na vida pública e para o exercício da cidadania. ✂️ b) Compreender a dinâmica imperialista existente em sociedades distintas a partir do domínio da linguagem. ✂️ c) Relacionar o uso da escrita à fundação da vida em sociedade e dos instrumentos de poder da vida pública. ✂️ d) Reconhecer que a vida pública é construída por meio da vivência intelectual de um grupo seleto de cidadãos. ✂️ e) Analisar como a propagação de informações desempenha um papel secundário na organização da vida política.