No final de 2011, o Ibama aprovou os planos sustentáveis de manejo florestal para a exploração madeireira na Floresta Nacional Saracá-Taquera, uma unidade de conservação de uso sustentável, com 429 mil hectares, nos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa, no Pará. As empresas vão produzir 40 mil m3 de madeira legal e sustentável por ano em torno de 1,6 mil caminhões cheios mais de 1,2 milhões de m3 ao longo de um ciclo completo de extração de 30 anos. Disponível em: www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-autoriza-primeiros-manejos-sustentaveis-em-49-mil-ha-da-fl ona-saraca-taquera-no- -para>. Acesso em: 15 fev. 2012. Uma das principais bases para um bom manejo florestal é o do ciclo de corte, que pode ser definido como a(o)
a) determinação das árvores matrizes, mantidas para gerar sementes e propagar espécies.
b) frequência de uma parte da área florestal total, que será submetida à exploração.
c) arraste das toras cortadas até pátios de estocagem, carregamento das toras em caminhões e transporte até o destino final da madeira.
d) diâmetro do tronco, que deve ter a altura padronizada de 1,3 m, sendo uma medida importante na área de mensuração florestal.
e) microzoneamento da área de manejo, que é a etapa de planejamento da locação de estradas e da infraestrutura para a exploração.