O uso de combustíveis alternativos vem ganhando destaque, pois, além de o petróleo ser uma fonte esgotável de energia, emite grande quantidade de gases poluentes. Muitas propostas têm surgido para a substituição dos combustíveis fósseis, destacando-se o álcool etílico hidratado combustível (AEHC) e os biocombustíveis derivados de óleos ou gorduras, os quais surgem como uma promessa para a substituição do óleo diesel, com especial destaque para o biodiesel. O biodiesel é uma mistura de ésteres de ácidos graxos com monoálcoois de cadeia curta, como o metanol ou o etanol. Essa mistura obtida pelos processos de transesterificação ou esterificação é a que vem sendo comercializada no Brasil com o nome de biodiesel. OLIVEIRA, Flavia C. C. , Paulo A. Z. SUAREZ e SANTOS, Wildson L. P. dos. Química Nova na Escola . 2007 Uma das grandes desvantagens do biodiesel é ele
a) aumentar a emissão de poluentes locais com impacto direto na qualidade de vida e da saúde pública, principalmente em áreas de grandes centros urbanos.
b) invadir lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente significativas de biodiesel, em florestas tropicais e subtropicais, importantes bolsões de biodiversidade.
c) poder ser uma alternativa econômica, já que a maior parte dos veículos da indústria de transporte e da agricultura usa atualmente o diesel, que tem a vantagem de ser confiável e renovável.
d) ser uma energia renovável, e ser muito usado no Brasil, onde há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção.
e) ser de fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao menor risco de explosão, não havendo necessidade de fazer nenhuma adaptação em caminhões, tratores ou máquinas para a sua utilização.