Frente a um cenário desafiador de desordem informacional,
veículos de mídia unem esforços para “identificar e enfraquecer
as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de
conteúdo enganoso que vemos surgir em sites hiperpartidários,
aplicativos de mensagens e redes sociais”, como anunciado pelo
Projeto Comprova, iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos
liderada e mantida pela ABRAJI – Associação Brasileira de
Jornalismo Investigativo e que reúne jornalistas de diversos
veículos de comunicação brasileiros.
Sobre o projeto, é correto afirmar que
✂️ a) entre os 20 veículos de comunicação que integram o
Comprova estão a Rede Globo de Televisão; a Record News e
a Agência Reuters, além de O Estado de São Paulo , que lidera
o Projeto. ✂️ b) o Google News Initiative e o Meta Journalism Project apoiam
financeiramente o Comprova desde o início do projeto, mas
não têm qualquer ingerência na definição de estratégias e
decisões editoriais e nem qualquer envolvimento com as
equipes que fazem as investigações. ✂️ c) independentemente de seu alcance, conteúdos suspeitos
sobre eleições e políticas públicas publicados em jornais e
revistas são prioritariamente investigados por um grupo
voluntário de estudantes de jornalismo filiados a ABRAJI. ✂️ d) o Projeto Comprova usa sete etiquetas para os resultados de
suas verificações: verdadeiro; falso; falta contexto;
exagerado; subestimado; contraditório e insustentável. ✂️ e) o material produzido pelo Comprova não pode ser copiado,
distribuído ou compartilhado em redes sociais digitais ou em
produtos jornalísticos com propósitos comerciais, mesmo que
seja dado o crédito da investigação ao Projeto.