Leia as duas teses postuladas por Max Horkheimer e Theodor
Adorno a respeito do conceito de “indústria cultural”.
A técnica da indústria cultural levou apenas à padronização e à
produção em série, sacrificando o que fazia a diferença entre a
lógica da obra e a do sistema social. Isso, porém, não deve ser
atribuído a uma lei evolutiva da técnica, enquanto tal, mas à sua
função na economia atual.
A função que o esquematismo kantiano ainda atribuía ao sujeito,
a saber, referir de antemão a multiplicidade sensível aos
conceitos fundamentais, é tomada ao sujeito pela indústria.
Adaptado de Adorno, T. W. e Horkheimer, M. Dialética do Esclarecimento:
Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Com base nos trechos, avalie se as afirmativas a seguir
interpretam corretamente as duas teses:
I. O desenvolvimento da técnica na sociedade capitalista
contemporânea, incorporou a cultura nesse processo,
impondo-lhe transformações significativas na forma, mas,
principalmente, em sua essência.
II. Em decorrência do novo modo de produção cultural,
submetido às leis mercantis, a cultura foi padronizada e
reduzida a mercadoria de consumo.
III. A interpretação dos fatos da realidade interna ao sujeito e
seus sentidos, própria da experiência iluminista descrita por
Kant, cede lugar a um mecanismo que lhe é exterior, a
indústria cultural.
IV. A obra de arte perde a sua singularidade, sua “aura”,
tornando-se um produto do modo de produção industrial,
motivo pelo qual perde sua capacidade de ser imprevista e
singular e torna-se instrumento de conformidade com o
status quo.
As teses foram interpretadas de acordo com a teoria crítica dos
autores em:
✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) I, II e IV, apenas. ✂️ c) II e IV, apenas ✂️ d) II, III e IV, apenas. ✂️ e) I, II, III e IV.