Dentre as características diferenciais entre os dois grandes grupos de bactérias Archaea e Eubacteria, destacam-se a natureza química da parede celular, a capacidade de formar endósporos como forma de resistência e a capacidade de suportar altas pressões atmosféricas e salinidades. A figura apresenta os grupos conhecidos de bactérias. Constam como principais características das arqueobactérias os fatos de apresentarem uma parede celular
a) com peptídeoglicano, formarem endósporos como forma de resistência e serem muito resistentes às altas temperaturas, à pressão e à salinidade.
b) sem peptídeoglicano, formarem endósporos como forma de resistência e não serem muito resistentes às altas temperaturas, à pressão e à salinidade.
c) com peptídeoglicano, não formarem endósporos como forma de resistência e serem muito resistentes às altas temperaturas, à pressão e à salinidade.
d) sem peptídeoglicano, não formarem endósporos como forma de resistência e serem muito resistentes às altas temperaturas, à pressão e à salinidade.
e) com peptídeoglicano, formarem endósporos como forma de resistência e não serem muito resistentes às altas temperaturas, à pressão e à salinidade.