O ensino médio deve ser entendido como a última etapa da educação básica no Brasil. Um de seus objetivos é a formação de
indivíduos estimulados para o desenvolvimento da sua capacidade crítica, que pode ser trabalhada nas mais diversas disciplinas
como, por exemplo, na matemática, português e artes. Contudo, é lugar-comum definir o desenvolvimento do senso crítico como
o trabalho específico da filosofia. Isso revela um problema para o professor de filosofia: qual o trabalho específico da filosofia no
desenvolvimento do senso crítico? Nesse sentido, a prática mais adequada ao ensino de filosofia no ensino médio, com vistas
ao desenvolvimento do senso crítico, é
✂️ a) desenvolver a habilidade de leitura das obras dos filósofos para a aquisição da habilidade de enfrentamento das obras
filosóficas. ✂️ b) descrever os principais períodos históricos da filosofia e dos filósofos que mais se destacaram em cada um deles. ✂️ c) criar um espaço de debate entre os estudantes para permitir a experiência do pensamento que se confronta a si mesmo e
aos outros. ✂️ d) direcionar o aprendizado do estudante para a compreensão do pensamento dos filósofos, já que filosofia é o que os
filósofos produziram historicamente. ✂️ e) considerar como filosófica qualquer tentativa de raciocínio por parte dos estudantes, pois a filosofia tem como especificidade o raciocínio.