Entre os séculos XVI e XVIII, uma das
principais questões que ocuparam os debates
filosóficos foi em torno do surgimento da sociedade
civil, ou seja, o que levou os homens a formarem
Estados e qual a origem legítima de seus governos.
Neste contexto, encontra-se o holandês Baruch
de Espinosa (1632-1677), com sua obra Tratado
Teológico-Político. (1670)
Em relação à política e organização da sociedade
civil, no pensamento de Espinosa, assinale a
alternativa CORRETA :
✂️ a) Espinosa define a democracia enquanto
união dos homens em um todo que tem o direito
soberano coletivo sobre tudo que está em seu
poder, considerando-a como melhor regime,
mais natural e mais racional. ✂️ b) Espinosa, assim como Hobbes, defendia a
ideia segundo a qual os homens só podem viver
em paz se concordarem em se submeter a um
poder absoluto e centralizado. No entanto, para
o holandês é na figura da igreja que esse poder
deve repousar. ✂️ c) Espinosa critica o individualismo
exacerbado, a neutralidade estatal e a postura
universalista e racionalista que transforma o
indivíduo um ser abstrato, desconectado da
vida social. ✂️ d) Espinosa define a vontade geral não
como uma soma das vontades de todos os
componentes, como preconiza Rousseau, mas
uma realidade que brota da renúncia de cada
um a seus próprios interesses em favor da
coletividade. ✂️ e) Espinosa resume a vontade geral como
um pacto que os homens estreitam com Deus
e entre si mesmos, em plena liberdade e com
perfeita igualdade.