Madalena da Silva, Joel Cezar Bonin e Ramón Garrote
apresentam o debate acerca do ensino de filosofia no Ensino Médio no artigo “Elementos da cultura digital para
o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as
pesquisas?”. No texto, eles destacam: “As pesquisas
apontam que o ensino da filosofia, especialmente no
Ensino Médio, tem sido desafiador para a maioria dos
professores que lecionam a disciplina (…). Os professores
percebem as dificuldades atuais em garantir audiência,
atenção e participação de adolescentes nas atividades”.
No texto, os autores consideram que a dificuldade mencionada decorre
✂️ a) do excesso de exemplos práticos, que não deixa espaço para discussões teóricas mais profundas em
sala de aula. ✂️ b) do descompasso entre o formato tradicional da escola e o mundo tecnológico com o qual os jovens estão
familiarizados. ✂️ c) da desvalorização da filosofia pelos próprios familiares, que consideram a disciplina irrelevante no contexto escolar. ✂️ d) da falta de interesse dos professores em adaptar
suas metodologias às demandas dos estudantes,
optando por métodos conservadores. ✂️ e) da proibição do uso de tecnologias digitais no ensino de filosofia, o que impede qualquer tentativa de
interação entre professores e alunos.