No âmbito das discussões e críticas sobre os
movimentos de vanguarda no Brasil, analise a relevância
histórico-cultural da Semana de Arte Moderna de 1922,
considerando-a como marco fundador das transformações
estéticas, literárias e musicais que romperam com os
cânones academicistas e possibilitaram a constituição de
um pensamento artístico voltado à construção de uma
identidade nacional. Identifique, entre as alternativas a
seguir, aquela que se apresenta em desacordo com os
fundamentos e objetivos do movimento modernista
brasileiro.
✂️ a) Após 1922, a produção artística no Brasil passou a
estabelecer uma relação crítica e dialógica com as referências
estéticas europeias, buscando repensar as influências externas
à luz da realidade sociocultural brasileira. ✂️ b) Os modernistas brasileiros advogavam a necessidade de
edificar uma estética própria, que respeitasse as
especificidades da cultura nacional, ainda que em diálogo com
os paradigmas artísticos europeus. ✂️ c) Entre os protagonistas da Semana de Arte Moderna,
destacaram-se nomes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti,
Oswald de Andrade e Mário de Andrade, intelectuais e artistas
que atuaram de forma incisiva na renovação estética do país. ✂️ d) O movimento modernista brasileiro, ao reivindicar o resgate
dos valores clássicos e das tradições acadêmicas, negou
qualquer tentativa de inovação formal e de experimentação
estética nas artes plásticas e literárias. ✂️ e) A Semana de Arte Moderna de 1922, embora tenha sido
marcada por rupturas estéticas, também evidenciou a
importância da arte como forma de reflexão sobre a realidade
social brasileira, buscando conciliar vanguarda estética com a
valorização de elementos da cultura popular.