Em uma disciplina de Análise Química, os estudantes realizaram simulações virtuais de uma titulação
ácido-base. Durante a prática, observaram que o ponto de viragem indicado pelo software coincidia
exatamente com o ponto de equivalência teórico, sem apresentar variações. Quando a mesma titulação foi
realizada em um laboratório real, as titulações mostraram valores de volume gasto no ponto final ligeiramente
diferentes, mesmo entre grupos que usaram o mesmo ácido e a mesma base padronizada.
A discrepância entre o ambiente simulado e o ambiente real, pode ser explicada pelo fato de que,
✂️ a) a simulação reproduz com maior precisão a química da reação, por isso os dados do laboratório real
devem ser sempre corrigidos para coincidir com os do software. ✂️ b) no laboratório real, fatores como erro de paralaxe, impurezas nos reagentes e sensibilidade dos
indicadores, introduzem variações nos resultados, enquanto a simulação trabalha com valores ideais
calculados. ✂️ c) no ambiente real, a reação ácido-base não obedece à estequiometria 1:1, enquanto no ambiente
simulado, a reação é considerada perfeita. ✂️ d) o ponto de equivalência no laboratório real é indefinido, pois depende apenas do observador, ao contrário
do ambiente virtual, em que o valor é exato. ✂️ e) diferenças observadas se devem à instabilidade da base utilizada no laboratório real, já que a simulação
considera apenas ácidos e não bases.