O vapor superaquecido dispensa o uso de condensador. O rendimento aumenta...

O vapor superaquecido dispensa o uso de condensador. O rendimento aumenta devido ao aumento da temperatura média na qual o calor é rejeitado.


📖 Texto associado
Turbinas a vapor que usam tanto vapor saturado seco quanto vapor superaquecido operam segundo o ciclo de Rankine. A esse respeito, julgue os próximos itens.

O vapor superaquecido dispensa o uso de condensador. O rendimento aumenta devido ao aumento da temperatura média na qual o calor é rejeitado.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: b)

    Vamos analisar a afirmação: "O vapor superaquecido dispensa o uso de condensador. O rendimento aumenta devido ao aumento da temperatura média na qual o calor é rejeitado."

    Primeiro, o vapor superaquecido não dispensa o uso do condensador. O condensador é fundamental para o ciclo de Rankine porque ele condensa o vapor de saída da turbina, reduzindo a pressão e permitindo que a bomba trabalhe com líquido, o que melhora a eficiência do ciclo.

    Segundo, o rendimento do ciclo de Rankine aumenta com o uso de vapor superaquecido, mas isso ocorre porque a temperatura média na qual o calor é fornecido aumenta, não a temperatura média na qual o calor é rejeitado. Na verdade, a temperatura de rejeição (no condensador) geralmente permanece baixa para maximizar o rendimento.

    Portanto, a afirmação está errada.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.