Questão: Na natureza, vários organismos benéficos são chamados de ini...

visualize os detalhes da questão e sua resolução completa.

Na natureza, vários organismos benéficos são chamados de inimigos naturais, pois utilizam, para sua sobrevivência, alguns insetos considerados praga. Assim, várias espécies de pássaros, aves, aranhas, insetos, fungos, bactérias e vírus têm papel importante no controle do tamanho das populações de pragas, o que pode ser denominado de Controle Biológico Natural. Outro tipo de controle é o Controle Biológico Aplicado (CBA), que consiste na introdução e na manipulação artificial de inimigos naturais para controlar a praga. O CBA só é possível graças às técnicas de criação desses inimigos naturais em laboratório. No Brasil, surgiram várias empresas especializadas no comércio de parasitas e parasitoides, que proporcionaram um novo mercado de trabalho ao biólogo.

MENEZES, E. Controle Biológico: na busca pela sustentabilidade da agricultura brasileira. 2006. Disponível em: . Acesso em: 7 set. 2011 (com adaptações).

Nessa perspectiva, uma empresa de CBA deve I. avaliar e autorizar a importação e exportação dos agentes para controle biológico de pragas no país.
II. realizar a produção, pesquisa e comercialização de agentes biológicos para atuarem no controle de pragas no campo.
III. promover pesquisa científica em parceria com universidades e centros de pesquisa a fim de aprimorar a criação de insetos em laboratório e estabelecer táticas para implantação e melhoria de programas de controle biológico.
IV. promover palestras, treinamentos, consultorias e assistência técnica aos seus clientes, além de apoiar eventos para a divulgação do controle biológico de pragas e conscientização dos agricultores e associações de produtores.

É correto apenas o que se afirma em