Com relação à representação processual, assinale a opção correta.

Com relação à representação processual, assinale a opção correta.


Com relação à representação processual, assinale a opção correta.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: b)

    Vamos analisar cada alternativa para entender por que a letra b é a correta.

    a) O menor de dezesseis anos de idade órfão de pai e mãe deve ser representado em juízo por seu curador.
    Essa afirmação está incorreta porque, conforme o Código Civil, o menor de dezesseis anos é representado em juízo por seus pais ou, na falta destes, pelo tutor, e não necessariamente por curador. O curador é nomeado em situações específicas, como para menores emancipados ou incapazes sem representante legal.

    b) Em juízo, o condomínio é representado pelo síndico ou pelo administrador.
    Essa alternativa está correta. O Código de Processo Civil (artigo 75) prevê que o condomínio, enquanto pessoa jurídica ou entidade coletiva, é representado em juízo pelo síndico ou administrador, que são os responsáveis legais pela administração do condomínio.

    c) Os estados e os municípios são representados em juízo pelos respectivos chefes do Poder Executivo.
    Essa alternativa está incorreta. A representação judicial dos entes federativos é feita por seus procuradores, como a Procuradoria Geral do Estado ou do Município, e não diretamente pelos chefes do Poder Executivo.

    d) O espólio de pessoa casada será representado em juízo pelo cônjuge supérstite e o de pessoa solteira ou viúva, por qualquer dos herdeiros legítimos, observada a ordem de vocação hereditária.
    Essa alternativa está incorreta. O espólio é representado pelo inventariante nomeado pelo juiz, e não pelo cônjuge supérstite ou herdeiros diretamente.

    e) Independentemente de previsão contratual, a sociedade limitada pode ser representada, em juízo, por qualquer dos seus sócios proprietários.
    Essa alternativa está incorreta. A representação da sociedade limitada em juízo é feita pelos administradores designados no contrato social, e não por qualquer sócio, salvo se este for também administrador.

    Portanto, a alternativa b é a correta, pois está em conformidade com o Código de Processo Civil e a legislação aplicável.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.