Questões Português Morfologia Pronomes

Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.

Responda: Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.


1Q186377 | Português, Morfologia Pronomes, Administrador, INMET, CETRO

Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A alternativa a) está incorreta porque apresenta um erro na colocação pronominal. O pronome 'se' está posicionado incorretamente em 'que dirigia-se ao pátio'. O correto seria 'que se dirigia ao pátio', com o pronome antes do verbo, configurando próclise.

Nas orações subordinadas introduzidas por pronome relativo, como 'que', a colocação do pronome oblíquo é obrigatoriamente próclise, ou seja, o pronome deve vir antes do verbo. Portanto, 'que se dirigia' é a forma correta.

As demais alternativas estão corretas quanto à colocação pronominal: b) próclise após advérbio interrogativo; c) ênclise após gerúndio; d) mesóclise em verbo no futuro do pretérito; e) próclise após verbo impessoal 'convém'.

Fazendo uma segunda análise, confirmamos que a única alternativa que apresenta erro é a a), pois a colocação do pronome 'se' após o verbo 'dirigia' está incorreta, contrariando a regra da próclise em orações subordinadas iniciadas por pronome relativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.