Questões Conhecimentos Bancários SPB

O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancár...

Responda: O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com conseqüente redução do risco sistêmico, isto é, do risco de que a quebra de um banco provoque a quebr...


Q242376 | Conhecimentos Bancários, SPB, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com conseqüente redução do risco sistêmico, isto é, do risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos.

Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 16/01/2025 08:03:49🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O texto menciona que a reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil (BACEN) teve como foco a administração de riscos no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Nesse contexto, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR) marcou o início de uma nova fase do SPB.

Dessa forma, o atual SPB foi projetado visando a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, o que consequentemente contribui para a redução do risco sistêmico. O risco sistêmico se refere à possibilidade de que a quebra de um banco possa desencadear uma série de quebras em outros bancos, afetando todo o sistema financeiro. Portanto, a afirmação de que o atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com a consequente redução do risco sistêmico, está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.