Questões Enfermagem Administração em Enfermagem

A avaliação do processo assistencial de enfermagem é um processo dinâmico que permit...

Responda: A avaliação do processo assistencial de enfermagem é um processo dinâmico que permite aos gestores o desenvolvimento de estratégias para gerenciar os recursos disponíveis. Implantar processo de ...


1Q363533 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A avaliação do processo assistencial de enfermagem é um processo dinâmico que permite aos gestores o desenvolvimento de estratégias para gerenciar os recursos disponíveis. Implantar processo de avaliação de desempenho que quantifique e monitore periodicamente a eficiência dos serviços é um desafio necessário para estruturação do processo de trabalho e otimização dos recursos. Para assegurar a qualidade da assistência de enfermagem são necessários:

I. Indicadores de medição e avaliação que reflitam as linhas de pensamento qualitativas e quantitivas.

II. Controle informal pelos enfermeiros da qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem.

III. O estabelecimento de padrões de qualidade e produtividade.

IV. O estabelecimento de critérios de avaliação somente dos resultados a serem alcançados.

V. O estabelecimento de padrões, indicadores, critérios condizentes com a realidade da instituição.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A avaliação do processo assistencial de enfermagem deve ser baseada em indicadores que reflitam tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos, conforme afirmado no item I. Isso é fundamental para uma análise completa e eficaz da qualidade do serviço prestado.

O item II está incorreto porque o controle da qualidade da assistência não deve ser apenas informal e restrito aos enfermeiros, mas sim formalizado e estruturado para garantir a eficácia e a transparência do processo.

O item III está correto, pois o estabelecimento de padrões de qualidade e produtividade é essencial para orientar o trabalho da equipe e garantir a eficiência dos serviços.

O item IV está incorreto, pois a avaliação não deve se limitar somente aos resultados a serem alcançados, mas também deve considerar os processos e critérios intermediários que influenciam esses resultados.

Por fim, o item V está correto, pois os padrões, indicadores e critérios devem ser adequados à realidade da instituição para que a avaliação seja pertinente e aplicável.

Portanto, as afirmativas corretas são I, III e V, o que corresponde à alternativa b.

Segunda resolução:
Revisando os itens, confirmamos que o controle informal (II) e a avaliação somente dos resultados (IV) não são práticas recomendadas para assegurar a qualidade da assistência de enfermagem. Já os indicadores qualitativos e quantitativos (I), os padrões de qualidade e produtividade (III) e a adequação à realidade da instituição (V) são essenciais e complementares para um processo de avaliação eficaz. Isso reforça que a alternativa correta é a b.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.