Questões Administração Pública Governabilidade

A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir.

Responda: A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir. Diferentemente do setor privado, a aplicação dos conceitos de governança corporativa no setor público não...


1Q376704 | Administração Pública, Governabilidade, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir.

Diferentemente do setor privado, a aplicação dos conceitos de governança corporativa no setor público não implica na identificação dos stakeholders.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Errado
As partes interessadas, conhecidas como stakeholders, são todos aqueles que, de alguma forma, se relacionam com a atuação de uma organização — seja sofrendo impactos de suas ações ou influenciando seus resultados. No setor público, esse grupo é especialmente abrangente, incluindo desde cidadãos e servidores até empresas privadas e entidades da sociedade civil.

1. A importância das partes interessadas na gestão pública:
Enquanto no setor privado os grupos diretamente envolvidos costumam ser acionistas, colaboradores, consumidores e parceiros comerciais, na administração pública o cenário é mais complexo. Governos e instituições públicas devem levar em conta o efeito de suas decisões sobre uma ampla rede de indivíduos e organizações, o que exige um olhar mais sensível e estratégico sobre quem são essas partes e quais são suas expectativas.
A compreensão de quem são os stakeholders é uma etapa essencial para garantir que a condução das políticas públicas ocorra de forma justa, eficiente e orientada para o bem comum.

2. Transparência e responsabilidade institucional:
Uma gestão pública comprometida com os princípios da boa governança precisa, obrigatoriamente, ser transparente e prestar contas à sociedade. Isso só é possível quando se reconhece quem são os envolvidos e se estabelece canais permanentes de escuta e diálogo com esses públicos. A formulação de políticas públicas, portanto, não deve ocorrer de forma isolada, mas sim considerando os diversos interesses em jogo.
Negar a necessidade de identificar os stakeholders no setor público é contrariar os próprios fundamentos da governança democrática.

> Resumo: Seja na iniciativa privada ou no setor público, um modelo de governança eficiente pressupõe o reconhecimento ativo dos diferentes grupos interessados. O envolvimento dos stakeholders contribui para decisões mais equilibradas, maior legitimidade institucional e melhores resultados para a coletividade.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.