Questões História do Brasil Conhecimentos de História do Brasil

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e ...

Responda: A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição ...


1Q388915 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens de 36 a 55

A cana-de-açúcar sustentou, por muito tempo, a economia colonial brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A cana-de-açúcar foi, de fato, a base econômica da colonização brasileira durante o período colonial, especialmente nos séculos XVI e XVII. A economia açucareira sustentou a estrutura social e econômica do Brasil colonial, marcada pelo latifúndio, monocultura e trabalho escravo.

Esse modelo econômico foi implantado principalmente na região Nordeste, onde as condições climáticas e geográficas eram favoráveis ao cultivo da cana. A produção de açúcar destinava-se principalmente à exportação para a Europa, gerando riqueza para a colônia e para a metrópole portuguesa.

Portanto, a afirmação de que a cana-de-açúcar sustentou por muito tempo a economia colonial brasileira está correta, pois esse ciclo econômico foi predominante até a expansão da mineração no século XVIII e outras atividades econômicas posteriores.

A segunda resolução confirma essa análise, pois a cana-de-açúcar é reconhecida historicamente como o principal produto da economia colonial brasileira durante grande parte do período colonial, sustentando a estrutura social e econômica vigente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.