Questões História História Geral

“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da ...

Responda: “Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da explora-ção efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda cama-radagem ...


1Q390355 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da explora-ção efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda cama-radagem horizontal. No fundo, foi essa fraternidade que tornou possível, nestes dois últimos séculos, que tantos milhões de pessoas tenham-se disposto não tanto a matar, mas sobretudo a morrer por essas criações imaginárias limitadas. (ANDERSON, Benedict. Nações Imaginadas. São Paulo: Com-panhia das Letras, 2008. p. 34) Anderson (2008) refere-se à nação, sob um olhar antropológico, como uma comunidade política ima-ginada e traduzida, assim, por uma fraternidade capaz de possibilitar as guerras mundiais.

A Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi o primeiro conflito, de dimensão mundial, que rompeu com o intervalo de “paz” após as guerras napoleônicas. Sobre a Primeira Grande Guerra, considerando o conceito de comunidades imaginadas de Anderson, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Anderson (2008) aborda a nação como uma comunidade política imaginada, baseada na fraternidade entre seus membros, mesmo que haja desigualdades e exploração dentro dela. Nesse contexto, a Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi um conflito que rompeu com o período de "paz" após as guerras napoleônicas.

A alternativa correta é a letra b) A guerra exigiu dos seus indivíduos a crença de que a vitória dependia de sua coragem e resistência em defender a nação de um inimigo: o estrangeiro. O estrangeiro era visto como o assassino do irmão, independentemente da distância consanguínea ou de classe social desse irmão. Isso demonstra como a ideia de comunidade imaginada influenciou a forma como os indivíduos encaravam o conflito, criando uma narrativa de defesa da nação contra um inimigo externo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.