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Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu profess...

Responda: Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa...


1Q390402 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, com base na condição do professor de história da estudante.

A estudante abordou o conteúdo relativo à abolição de forma incompleta, por não ter mencionado a pressão da Inglaterra pelo fim da escravidão e as medidas tomadas pelo Império para atender a esse interesse, como a Lei Feijó, de proibição do tráfico de 1831, que contou com ampla adesão do Estado e da sociedade.
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Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

A estudante abordou de forma correta o processo de independência brasileira, destacando a transferência da corte portuguesa, a abertura dos portos, a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido e a figura de D. Pedro I. Ela também mencionou a estabilidade política conferida ao Brasil, especialmente no período regencial, e a manutenção da escravidão.

No entanto, a afirmação de que a estudante abordou de forma incompleta o tema da abolição por não ter mencionado a pressão da Inglaterra e as medidas tomadas pelo Império para atender a esse interesse está equivocada. A questão da abolição da escravidão não estava diretamente relacionada ao processo de independência, mas sim a um período posterior da história do Brasil. A Lei Feijó, de proibição do tráfico de escravos em 1831, foi uma medida importante, mas não foi suficiente para acabar com a escravidão no país. A abolição da escravidão ocorreu apenas em 1888, com a assinatura da Lei Áurea.

Portanto, a estudante não abordou de forma incompleta o tema da abolição, uma vez que este não estava diretamente ligado ao processo de independência brasileira.
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