Questões Português

A expressão introdutória do textoEra uma vezé utilizada geralmente em narrativas ficcio...

Responda: A expressão introdutória do textoEra uma vezé utilizada geralmente em narrativas ficcionais para registrar um pretenso tempo longínquo. No texto acima


1Q42439 | Português, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Texto associado.
SEXO, PENICILINA E ROCK N ROLL

     Economista defende que remédio contra a sífilis foi o pontapé inicial para as transformações vividas nos anos 1960

      Era uma vez uma pílula que, ao ser ingerida, mudou de uma vez por todas nosso comportamento e sistema de valores, transformando a sociedade no século 20. Da pílula anticoncepcional nasceu a revolução sexual. Essa é a história conhecida. Mas, segundo o economista Andrew Francis, da Universidade Emory, nos Estados Unidos, o pontapé inicial da revolução sexual foi dado não pela pílula, mas pela penicilina. Descoberta em 1928 por Alexander Fleming, ela foi usada clinicamente pela primeira vez em 1941. Dois anos depois, constatou-se que a penicilina podia tratar uma das doenças mais temidas da época: a sífilis. "De 1947 a 1957, a incidência de sífilis caiu 95%, e as mortes, 75%", disse Francis a GALILEU. "Minha hipótese é que essa redução no impacto de contrair sífilis estimulou um comportamento sexual não tradicional nos anos de 1950".

      Para testar a ideia, ele foi atrás dos indicadores da incidência de gonorreia (também sexualmente transmissível), do número de filhos ilegítimos e da ocorrência de gravidez na adolescência. À medida que a sífilis era controlada, esses indicadores subiam. Ou seja, quando a pílula surgiu, algumas mudanças já estavam em curso. Isso não tira, é claro, a importância do anticoncepcional nas transformações que vieram em seguida. Afinal, a penicilina não resolvia a questão da contracepção. "A mulher já estava no mercado de trabalho; exigia-se da medicina uma solução para que ela pudesse conciliar a vida profissional com a maternidade", afirma Carmita Abdo, coordenador do ProSex.

(Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 36)
A expressão introdutória do texto Era uma vez é utilizada geralmente em narrativas ficcionais para registrar um pretenso tempo longínquo. No texto acima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A expressão 'Era uma vez' é tradicionalmente usada para iniciar narrativas ficcionais, indicando um tempo remoto ou indefinido no passado. No entanto, no texto em questão, essa expressão é empregada para introduzir informações que partem de fatos reais, o que cria uma quebra de expectativa no leitor.

Essa utilização é adequada e bem apropriada porque, apesar de remeter a um tempo passado, ela não está sendo usada para contar uma história fictícia, mas sim para dar um tom narrativo ao relato de fatos reais. Portanto, a expressão funciona como um recurso estilístico que mistura elementos de ficção e realidade.

As outras alternativas apresentam incorreções: a) não é apenas aceitável por ser ficcional, pois o texto parte de fatos reais; c) a expressão é sim utilizada para iniciar histórias de ficção; d) não há erro temporal que torne a expressão inaceitável; e) a incoerência científica não está relacionada ao uso da expressão.

Assim, a alternativa b) é a que melhor explica o uso da expressão no contexto apresentado.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.