Questões Direito Eleitoral Domicílio eleitoral

Para o deferimento de requerimento de transferência de domicílio eleitoral, exige-se

Responda: Para o deferimento de requerimento de transferência de domicílio eleitoral, exige-se


1Q456717 | Direito Eleitoral, Domicílio eleitoral, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Tocantins, CESPE CEBRASPE, 2017

Para o deferimento de requerimento de transferência de domicílio eleitoral, exige-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) Para o deferimento de requerimento de transferência de domicílio eleitoral, é exigida a prova de quitação com a justiça eleitoral. Isso está previsto no artigo 91 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), que determina que o eleitor deve estar quite com a justiça eleitoral para realizar a transferência de domicílio.

As demais alternativas não são requisitos para a transferência. O exercício de função pública (a) não é condição para a transferência, assim como a produção de relatórios qualitativos (b) não tem relação com o processo eleitoral.

A prova de nacionalidade brasileira (c) não é exigida no momento da transferência, pois o eleitor já deve estar registrado e, portanto, comprovadamente brasileiro.

Quanto à maioridade civil (d), o eleitor deve ser maior de 16 anos para votar, mas a transferência pode ser requerida a partir do alistamento eleitoral, que ocorre a partir dos 16 anos, não necessariamente maioridade civil (18 anos).

Portanto, a exigência legal para a transferência é a quitação com a justiça eleitoral, conforme previsto no Código Eleitoral.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.