Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Educar as massas populares significa conquistá-las para o processo de desenvolvimento nacional e para a participação crítica no mesmo. Os interesses nacionais correspondiam aos interesses de frações dominantes, embora, ambiguamente, percebamos interesses populares também embutidos nas perspectivas nacionalistas. O populismo arvorava-se a capacidade de intermediar tanto os interesses convergentes como os interesses opostos. Assim, conquistar a “consciência crítica” implica alcançar um nível de consciência que contribua para a hegemonia de uma “moderna” classe dominante e de um projeto de reformas de base. Paulo Freire defende que a conquista da criticidade não passa (ainda) pela questão dos conflitos entre as classes sociais e, assim, não significa a busca da “consciência de classe” para os subalternos. Não se trata de engendrar a “consciência da situação histórica das classes trabalhadoras”. A conscientização, como intermediação político-pedagógica, poderia atingir todas as classes e o diálogo deveria conduzir o “entendimento geral para o desenvolvimento de todos”, da Nação. Para Freire, a Pedagogia do oprimido é aquela ________________________.
✂️ a) pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por uma libertação, em que esta pedagogia se fará e se refará. ✂️ b) pedagogia da obscuridade que pode ajudar uma política elitizada de dominação, pois a conscientização significa abertura à compreensão das estruturas sociais como modos de dominação e violência que pode arruinar as estruturas sociais de dominação das elites. ✂️ c) pedagogia que conduza o sujeito a um processo de interiorização para domesticar e diminuir suas tensões no intuito de evitar choques entre classes. ✂️ d) pedagogia exercida pelas lideranças (especialmente, pelos educadores) com imposições, ou seja, essas lideranças devem considerar-se “donos do saber” a ser imposto aos oprimidos. ✂️ e) pedagogia que promova um convencimento dos oprimidos a se tornarem objetos de manipulação, resultando em um “depósito” feito pelos mais sábios, evitando a criticidade pelos oprimidos.