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A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e desco...
Responda: A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de pr...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) pedagogia da cultura corporal.
A partir dos anos 1980, houve uma crítica significativa ao uso restrito do esporte nas aulas de Educação Física, que antes era visto de forma exclusiva e descontextualizada, focando apenas no desempenho e na aptidão física. A pedagogia da cultura corporal surge como uma abordagem que não propõe abandonar o esporte, mas sim redimensioná-lo, integrando-o a um contexto mais amplo de formação do indivíduo.
Essa abordagem entende o esporte como parte da cultura corporal do movimento, que inclui diversas práticas corporais e esportivas, valorizando o aspecto social, cultural e crítico do ensino. Assim, o esporte deixa de ser apenas um conteúdo técnico para se tornar um meio de formação cidadã, promovendo a reflexão crítica e a participação social.
As demais alternativas não correspondem a essa visão crítica e integradora. O paradigma da aptidão física (a) foca mais no condicionamento físico; o paradigma do cidadão consciente (c) não é uma denominação comum para essa abordagem; o princípio da psicomotricidade (d) está relacionado ao desenvolvimento motor e não à crítica social; e a pedagogia do esporte ativo (e) não é uma expressão consolidada para essa proposta pedagógica.
Portanto, a alternativa correta é a pedagogia da cultura corporal, que valoriza o esporte como um conteúdo que contribui para a formação de um cidadão crítico e participativo.
A partir dos anos 1980, houve uma crítica significativa ao uso restrito do esporte nas aulas de Educação Física, que antes era visto de forma exclusiva e descontextualizada, focando apenas no desempenho e na aptidão física. A pedagogia da cultura corporal surge como uma abordagem que não propõe abandonar o esporte, mas sim redimensioná-lo, integrando-o a um contexto mais amplo de formação do indivíduo.
Essa abordagem entende o esporte como parte da cultura corporal do movimento, que inclui diversas práticas corporais e esportivas, valorizando o aspecto social, cultural e crítico do ensino. Assim, o esporte deixa de ser apenas um conteúdo técnico para se tornar um meio de formação cidadã, promovendo a reflexão crítica e a participação social.
As demais alternativas não correspondem a essa visão crítica e integradora. O paradigma da aptidão física (a) foca mais no condicionamento físico; o paradigma do cidadão consciente (c) não é uma denominação comum para essa abordagem; o princípio da psicomotricidade (d) está relacionado ao desenvolvimento motor e não à crítica social; e a pedagogia do esporte ativo (e) não é uma expressão consolidada para essa proposta pedagógica.
Portanto, a alternativa correta é a pedagogia da cultura corporal, que valoriza o esporte como um conteúdo que contribui para a formação de um cidadão crítico e participativo.
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