Questões Educação Física Educação Física

A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e desco...

Responda: A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de pr...


1Q474003 | Educação Física, Educação Física, Professor Licenciado em Educação Física, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

A partir dos anos 1980, no Brasil, surgiram críticas ao uso restrito, exclusivo e descontextualizado do esporte nas aulas de Educação Física. Para uma das abordagens pedagógicas, não se trata de propor o abandono do esporte enquanto conteúdo, mas sim de redimensioná-lo a fim de que possa também contribuir para a formação de um cidadão mais crítico, ciente de sua possível participação no processo de transformação social. Essa ideia é notável nas propostas do(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) pedagogia da cultura corporal.

A partir dos anos 1980, houve uma crítica significativa ao uso restrito do esporte nas aulas de Educação Física, que antes era visto de forma exclusiva e descontextualizada, focando apenas no desempenho e na aptidão física. A pedagogia da cultura corporal surge como uma abordagem que não propõe abandonar o esporte, mas sim redimensioná-lo, integrando-o a um contexto mais amplo de formação do indivíduo.

Essa abordagem entende o esporte como parte da cultura corporal do movimento, que inclui diversas práticas corporais e esportivas, valorizando o aspecto social, cultural e crítico do ensino. Assim, o esporte deixa de ser apenas um conteúdo técnico para se tornar um meio de formação cidadã, promovendo a reflexão crítica e a participação social.

As demais alternativas não correspondem a essa visão crítica e integradora. O paradigma da aptidão física (a) foca mais no condicionamento físico; o paradigma do cidadão consciente (c) não é uma denominação comum para essa abordagem; o princípio da psicomotricidade (d) está relacionado ao desenvolvimento motor e não à crítica social; e a pedagogia do esporte ativo (e) não é uma expressão consolidada para essa proposta pedagógica.

Portanto, a alternativa correta é a pedagogia da cultura corporal, que valoriza o esporte como um conteúdo que contribui para a formação de um cidadão crítico e participativo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.