Questões Educação Física Educação Física

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na pri...

Responda: Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de a...


1Q474030 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.

Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.

O professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem, a fim de possibilitar que eles consigam, de maneira independente, solucionar os problemas motores da habilidade relacionada à bandeja.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

O feedback extrínseco é uma informação fornecida pelo professor ou treinador sobre a execução da tarefa, que complementa o feedback intrínseco, ou seja, as sensações internas do próprio aluno. Na fase inicial de aprendizagem de uma habilidade motora, como a bandeja no basquetebol, o feedback extrínseco é fundamental para orientar o aluno sobre o que está correto ou incorreto na execução.

A afirmação de que o professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem está incorreta porque, nesse estágio inicial, os alunos ainda não possuem autonomia suficiente para identificar seus erros e acertos de forma independente. Portanto, o professor deve fornecer feedback de forma ativa e contínua para facilitar a aprendizagem.

Além disso, o feedback extrínseco ajuda a corrigir erros e a reforçar acertos, acelerando o processo de aquisição da habilidade. Somente em fases mais avançadas, quando o aluno já desenvolveu maior percepção e controle motor, o feedback pode ser reduzido ou solicitado pelo próprio aluno.

Em resumo, o professor deve fornecer feedback extrínseco de maneira proativa na fase inicial da aprendizagem para garantir o desenvolvimento adequado da habilidade motora.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.