Questões Educação Física Educação Física
Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na pri...
Responda: Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de a...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.
O feedback extrínseco é uma informação fornecida pelo professor ou treinador sobre a execução da tarefa, que complementa o feedback intrínseco, ou seja, as sensações internas do próprio aluno. Na fase inicial de aprendizagem de uma habilidade motora, como a bandeja no basquetebol, o feedback extrínseco é fundamental para orientar o aluno sobre o que está correto ou incorreto na execução.
A afirmação de que o professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem está incorreta porque, nesse estágio inicial, os alunos ainda não possuem autonomia suficiente para identificar seus erros e acertos de forma independente. Portanto, o professor deve fornecer feedback de forma ativa e contínua para facilitar a aprendizagem.
Além disso, o feedback extrínseco ajuda a corrigir erros e a reforçar acertos, acelerando o processo de aquisição da habilidade. Somente em fases mais avançadas, quando o aluno já desenvolveu maior percepção e controle motor, o feedback pode ser reduzido ou solicitado pelo próprio aluno.
Em resumo, o professor deve fornecer feedback extrínseco de maneira proativa na fase inicial da aprendizagem para garantir o desenvolvimento adequado da habilidade motora.
O feedback extrínseco é uma informação fornecida pelo professor ou treinador sobre a execução da tarefa, que complementa o feedback intrínseco, ou seja, as sensações internas do próprio aluno. Na fase inicial de aprendizagem de uma habilidade motora, como a bandeja no basquetebol, o feedback extrínseco é fundamental para orientar o aluno sobre o que está correto ou incorreto na execução.
A afirmação de que o professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem está incorreta porque, nesse estágio inicial, os alunos ainda não possuem autonomia suficiente para identificar seus erros e acertos de forma independente. Portanto, o professor deve fornecer feedback de forma ativa e contínua para facilitar a aprendizagem.
Além disso, o feedback extrínseco ajuda a corrigir erros e a reforçar acertos, acelerando o processo de aquisição da habilidade. Somente em fases mais avançadas, quando o aluno já desenvolveu maior percepção e controle motor, o feedback pode ser reduzido ou solicitado pelo próprio aluno.
Em resumo, o professor deve fornecer feedback extrínseco de maneira proativa na fase inicial da aprendizagem para garantir o desenvolvimento adequado da habilidade motora.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários