O auditor constatou que o balanço patrimonial da empresa foi manipulado pa...

O auditor constatou que o balanço patrimonial da empresa foi manipulado para apresentar melhor Índice de Liquidez Seca. Indique a opção que apresenta a evidência do fato.


publicidade

O auditor constatou que o balanço patrimonial da empresa foi manipulado para apresentar melhor Índice de Liquidez Seca. Indique a opção que apresenta a evidência do fato.

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    23/10/2025 • 11:42
    Gabarito: a)
    A questão trata da manipulação do balanço patrimonial para melhorar o Índice de Liquidez Seca, que é calculado como (Ativo Circulante - Estoques) dividido pelo Passivo Circulante. Esse índice mede a capacidade da empresa de pagar suas dívidas de curto prazo sem contar com a venda de estoques.

    A manipulação mais comum para melhorar esse índice é a reclassificação de contas a pagar do curto prazo para o longo prazo, diminuindo o passivo circulante e, consequentemente, aumentando o índice de liquidez seca.

    As outras alternativas não impactam diretamente o índice de liquidez seca da forma descrita. Por exemplo, a reclassificação de realizável a longo prazo para ativo permanente (alternativa b) não altera o passivo circulante. A reclassificação de duplicatas descontadas do ativo circulante para passivo circulante (alternativa c) na verdade aumentaria o passivo circulante, piorando o índice.

    A contabilização de resultado negativo de equivalência patrimonial (alternativa d) e a avaliação dos estoques pelo valor original (alternativa e) não são evidências diretas de manipulação para melhorar o índice de liquidez seca.

    Portanto, a alternativa correta é a) Reclassificação de contas a pagar de curto prazo para longo prazo.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.