Um engenheiro responsável atacou uma variabilidade de causa especial, identificada n...
Responda: Um engenheiro responsável atacou uma variabilidade de causa especial, identificada no processo pelo Controle Estatístico da Qualidade (CEQ). A ferramenta escolhida para o estudo do problema iden...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
O diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe, é uma ferramenta utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema, facilitando a análise e solução.
A primeira etapa é identificar o problema, que corresponde ao item IV. Sem essa definição clara, não é possível avançar na análise.
Depois, utiliza-se o brainstorming (item I) para gerar uma lista ampla de causas potenciais relacionadas ao problema identificado.
Em seguida, essas causas são agrupadas segundo categorias clássicas, conhecidas como os seis emes (materiais, métodos, máquinas, mão de obra, meios de medição e meio ambiente), que é o item II.
Após o agrupamento, as principais causas são posicionadas nos ramos do diagrama, que é o item III.
Por fim, o processo pode ser repetido para subcausas, aprofundando a análise, conforme o item V.
Portanto, a sequência correta é IV (identificar problema), I (brainstorming), II (agrupar causas), III (posicionar causas) e V (repetir para subcausas), que corresponde à alternativa d).
Essa ordem é lógica e segue a metodologia padrão para construção do diagrama de Ishikawa.
O diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe, é uma ferramenta utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema, facilitando a análise e solução.
A primeira etapa é identificar o problema, que corresponde ao item IV. Sem essa definição clara, não é possível avançar na análise.
Depois, utiliza-se o brainstorming (item I) para gerar uma lista ampla de causas potenciais relacionadas ao problema identificado.
Em seguida, essas causas são agrupadas segundo categorias clássicas, conhecidas como os seis emes (materiais, métodos, máquinas, mão de obra, meios de medição e meio ambiente), que é o item II.
Após o agrupamento, as principais causas são posicionadas nos ramos do diagrama, que é o item III.
Por fim, o processo pode ser repetido para subcausas, aprofundando a análise, conforme o item V.
Portanto, a sequência correta é IV (identificar problema), I (brainstorming), II (agrupar causas), III (posicionar causas) e V (repetir para subcausas), que corresponde à alternativa d).
Essa ordem é lógica e segue a metodologia padrão para construção do diagrama de Ishikawa.
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