A reforma curricular do Ensino Médio, regulamentada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, propôs uma reorganização curricular em três áreas de conhecimento com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de conteúdos e habilidades, em uma perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização, o que envolve o ensino e aprendizado de Física na área de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Dessa perspectiva decorrem, por exemplo,
✂️ a) a criação, na grade curricular, de novas disciplinas que integrem e utilizem conhecimentos contextualizados de diferentes áreas de conhecimento. ✂️ b) a substituição das antigas disciplinas da grade curricular por outras que possibilitem a justaposição dos conteúdos específicos, dadas pela vivência do aluno em seu cotidiano. ✂️ c) a fusão de diferentes disciplinas a partir de múltiplos olhares e conhecimentos práticos presentes no cotidiano imediato dos estudantes ou decorrentes da evolução científica e tecnológica. ✂️ d) a utilização e inter-relação de conhecimentos de várias disciplinas, centradas na preparação para a solução de problemas reais e compreensão de fenômenos sob diferentes pontos de vista. ✂️ e) a recomendação do desenvolvimento do ensino não mais em disciplinas, mas através de projetos interdisciplinares, de âmbito local, que preparem o educando para a vida em sua comunidade.