Questões Português Emprego do Hífen

Leia o texto abaixo para responder a questão. Fui me aproximando incompa...

Responda: Leia o texto abaixo para responder a questão. Fui me aproximando incomparavelmente sem vontade, sentei no chão tomando cuidado em sequer tocar no vestido, puxa! também o vestido dela...


Q54908 | Português, Emprego do Hífen

Leia o texto abaixo para responder a questão.

Fui me aproximando incomparavelmente sem vontade, sentei no chão tomando cuidado em sequer tocar no vestido, puxa! também o vestido dela estava completamente assustado, que dificuldade! Pus a cara no travesseiro sem a menor intenção de. [...]
Fui afundando o rosto naquela cabeleira e veio a noite, se não os cabelos (mas juro que eram cabelos macios) me machucavam os olhos. Depois que não vi nada, ficou fácil continuar enterrando a cara, a cara toda, a alma, a vida, naqueles cabelos, que maravilha! até que meu nariz tocou num pescocinho roliço.          Então fui empurrando os meus lábios, tinha uns bonitos lábios grossos, nem eram lábios, era beiço, minha boca foi ficando encanudada até que encontrou o pescocinho roliço. Será que ela dorme de verdade?... Me ajeitei muito sem-cerimônia, mulherzinha! e então beijei. Quem falou que este mundo é ruim! só recordar... Beijei Maria, rapazes! eu nem sabia beijar, está claro, só beijava mamãe, boca fazendo bulha, contato sem nenhum calor sensual.
Maria, só um leve entregar-se, uma levíssima inclinação pra trás me fez sentir que Maria estava comigo em nosso amor. Nada mais houve. Não, nada mais houve. Durasse aquilo uma noite grande, nada mais haveria porque é engraçado como a perfeição fixa a gente.

(Fragmento do conto " Vestida de preto" de Mário de Andrade)

Observando-se os aspectos do texto, assinale a alternativa incorreta:

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por raquel gomes tenorio em 31/12/1969 21:00:00
gente mais como? se emprega-se hífen nos compostos iniciados por :sem, além, ex, recém, aquém, grão, grã, bel, Soto, sota, vice, vizo, bem.
Usuário
Por THAMIRES SANTOS em 31/12/1969 21:00:00
Quando usar sem cerimônia?
Sem cerimônia, não hifenizado, é a simples junção da preposição sem com o substantivo feminino cerimônia. Assim, algo feito sem cerimônia se refere a algo feito à vontade, sem constrangimentos, com desembaraço.

Exemplos com sem cerimônia:

Coma o que quiser, sem cerimônias.
Iremos proceder sem cerimônia, para que não haja constrangimentos.

Quando usar sem-cerimônia?
Sem-cerimônia, com hífen, indica uma liberdade de atuação, associada a um desprezo pelas convenções sociais, como usos e preceitos. É sinônimo de descortesia e grosseria, bem como de informalidade e desembaraçado.

Exemplos com sem-cerimônia:
A sem-cerimônia da minha filha ainda a vai prejudicar no trabalho.
Não tenho sem-cerimônia para fazer o que você está pedindo.
Usuário
Por Adriano Matos de Jesus em 31/12/1969 21:00:00
De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário. Portanto a questão D também estaria correta.
Alguém saberia explicar por que é considerada errada?
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.