Questões Pedagogia Gestão Escolar
A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma...
Responda: A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço ...
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
No excerto apresentado, as autoras destacam a importância da gestão democrática na educação e apontam para a necessidade de superar a cultura do trabalho fragmentado e individualizado, que tem sido naturalizada nas escolas.
A gestão democrática da educação é um princípio previsto na legislação educacional brasileira, em especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Esse princípio visa promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo, como professores, alunos, pais e comunidade, na tomada de decisões e na gestão das escolas.
No contexto apresentado, a diminuição da autonomia do trabalho docente e a valorização da ação individualizada são apontadas como obstáculos para a construção de uma gestão democrática efetiva. Isso porque a autonomia verdadeira não se resume a agir isoladamente, mas sim a participar ativamente de processos coletivos de discussão e decisão, buscando o bem comum e a qualidade do ensino.
Portanto, a alternativa correta é a letra b), que destaca a relação entre a falta de autonomia do trabalho docente e a dificuldade de implementação de uma gestão democrática na educação.
No excerto apresentado, as autoras destacam a importância da gestão democrática na educação e apontam para a necessidade de superar a cultura do trabalho fragmentado e individualizado, que tem sido naturalizada nas escolas.
A gestão democrática da educação é um princípio previsto na legislação educacional brasileira, em especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Esse princípio visa promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo, como professores, alunos, pais e comunidade, na tomada de decisões e na gestão das escolas.
No contexto apresentado, a diminuição da autonomia do trabalho docente e a valorização da ação individualizada são apontadas como obstáculos para a construção de uma gestão democrática efetiva. Isso porque a autonomia verdadeira não se resume a agir isoladamente, mas sim a participar ativamente de processos coletivos de discussão e decisão, buscando o bem comum e a qualidade do ensino.
Portanto, a alternativa correta é a letra b), que destaca a relação entre a falta de autonomia do trabalho docente e a dificuldade de implementação de uma gestão democrática na educação.
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