Questões Pedagogia Jogos e suas Características

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Q57568 | Pedagogia, Jogos e suas Características

Os jogos e as brincadeiras constituem atividades fundamentais na educação infantil, constituindo-se em atividades básicas para proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em relação a essas atividades, avalie as afirmações a seguir.

I- Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem.
II- Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos.
III- A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar.
IV- Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor.

Das afirmações, estão corretas 

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Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) I e III.

Comentário:

I- Na brincadeira do faz-de-conta, o jogo simbólico é uma atividade que contribui para desenvolver, nas crianças, a capacidade de representação essencial para o desenvolvimento da linguagem.
Comentário: A afirmação I está correta. O jogo simbólico, presente na brincadeira do faz-de-conta, é fundamental para o desenvolvimento da capacidade de representação das crianças, o que é essencial para o desenvolvimento da linguagem e da criatividade.

II- Nas brincadeiras, as crianças transformam o conhecimento que já possuíam em conceitos científicos.
Comentário: A afirmação II está incorreta. Nas brincadeiras, as crianças podem explorar e experimentar conceitos de forma lúdica, porém, não necessariamente transformam o conhecimento em conceitos científicos de forma direta.

III- A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o não-brincar.
Comentário: A afirmação III está correta. A brincadeira é uma linguagem própria da infância, que se relaciona de forma essencial com o não-brincar, ou seja, com a realidade e com outros aspectos do desenvolvimento infantil.

IV- Na educação infantil, as brincadeiras e os jogos devem se basear no princípio da espontaneidade, o que não exige planejamento por parte do professor.
Comentário: A afirmação IV está incorreta. Embora a espontaneidade seja importante nas brincadeiras infantis, o professor deve sim planejar e organizar atividades lúdicas que estimulem o desenvolvimento das crianças, respeitando seus interesses e necessidades. O planejamento é essencial para garantir que as brincadeiras sejam educativas e promovam o aprendizado.
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