Questões Português Crase

A regência verbal e o emprego do sinal indicativo de crase estão em conformidade com...

Responda: A regência verbal e o emprego do sinal indicativo de crase estão em conformidade com a norma-padrão da língua em:


1Q682643 | Português, Crase, Auxiliar Legislativo Informática, Câmara Municipal de Sertãozinho SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Karl Marx romancista e dramaturgo?

É preciso levar a sério a filha de Marx, Eleanor, quando disse que seu pai "era o mais alegre e divertido de todos os homens". Em outubro de 1837, com apenas dezenove anos, o jovem Karl compôs uma peça de teatro e um breve romanc­e satírico, inacabados, nos quais ridiculariza e condena as convenções burguesas, o moralismo filisteu, a aristocracia e o pedantismo intelectual.

Naquele ano, por indicação médica – pois adoecera por excesso de trabalho –, Marx deixou Berlim e estabeleceu-s­e, para repousar, em Stralow, uma vila de pesca­dores. Mas, em vez do descanso, optou por trabalhar intensa­mente. Foi nesse momento que escreveu as duas operetas contidas no livrinho que a Boitempo oferece agora aos leitores brasileiros: Escorpião e Félix e Oulanem.

Essas pequenas obras remetem à atmosfera cultural da Alemanha no período posterior ao Congresso de Viena, com a rejeição romântica do classicismo e a grande difusão da obra de Laurence Sterne, principalmente do seu Tristram Shandy. Esse romance, publicado entre 1759 e 1767, cobre de ridículo os estereótipos literários então dominantes. É dessa fonte literária, além de pitadas de E. T. A. Hoffmann, que o jovem Karl bebe em seu romance Escorpião e Félix, dissolvendo os lugares comuns narrativos num divertido desprezo pela lisura formal do romance clássico. Já Oulanem é um drama fantástico em versos, um suspense gótico. Na criação desse poema-tragédia, ambientado numa aldeia na Itália, o jovem filósofo estava sob a influência dominante de Goethe e, sob essa luz, delineava sua visão da história e sua ideia de que o mundo precisava ser completamente revolucionado.

Esse Karl ainda não é o Marx que conhecemos melhor, mas são claros os indícios do futuro filósofo materialista que despontam.

(Carlos Eduardo Ornelas Berriel.
https://blogdaboitempo.com.br. Adaptado)


A regência verbal e o emprego do sinal indicativo de crase estão em conformidade com a norma-padrão da língua em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
A questão apresenta uma situação que envolve a regência verbal e o emprego do sinal indicativo de crase. Vamos analisar cada alternativa:

a) "É preciso dar atenção à ela." - O correto seria: "É preciso dar atenção a ela." Não se usa crase antes de pronomes pessoais.

b) "Ele criticou à certas convenções." - O correto seria: "Ele criticou certas convenções." Não há crase antes de palavras no plural.

c) "O médico tentou dissuadi-lo à trabalhar." - O correto seria: "O médico tentou dissuadi-lo de trabalhar." O verbo "dissuadir" é transitivo indireto, não sendo exigido o uso da preposição "a" antes do infinitivo.

d) "Lá deu vida àquelas obras literárias." - A crase está corretamente empregada, pois o verbo "dar vida" pede a preposição "a" antes de objetos diretos femininos.

e) "Karl defendia à uma revolução." - O correto seria: "Karl defendia uma revolução." Não se usa crase antes de palavras no singular.

Portanto, a única alternativa em conformidade com a norma-padrão da língua é a letra d) "Lá deu vida àquelas obras literárias."

Gabarito: d)
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.