Questões Português Crase

Considerando que a crase ocorre apenas antes de...

Responda: Considerando que a crase ocorre apenas antes de palavra feminina e é a fusão escrita e oral de duas vogais idênticas, preencha as lacunas do texto de Mário Q...


1Q690950 | Português, Crase, Primeiro Tenente Administração, CIAAR, Aeronáutica, 2019

Considerando que a crase ocorre apenas antes de palavra feminina e é a fusão escrita e oral de duas vogais idênticas, preencha as lacunas do texto de Mário Quintana. 
Perna de Pau 
“Uma perna de pau está muito mais próxima da natureza do que uma perna mecânica. E é mais romântica, afinal. Que querem? Pertenço ainda _____ Idade da Madeira. E escrevo isto com a minha caneta de plástico, _____ esta minha mesa de metal inoxidável e ante _____ página aberta destas ‘Histórias Ilustradas’, de onde me espiam coloridamente, no tombadilho de uma fragata, a princesa prisioneira, o pirata da perna de pau e do olho tapado e o belo espécime de um licorne branco, mas que parece alheio _____ tudo quanto se passa dentro do livro e no lado de fora do livro.” (QUINTANA, Mário. Caderno H. São Paulo: Globo, 2003, p.130.) 
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

No texto de Mário Quintana, as lacunas devem ser preenchidas da seguinte forma:

"Uma perna de pau está muito mais próxima da natureza do que uma perna mecânica. E é mais romântica, afinal. Que querem? Pertenço ainda à Idade da Madeira. E escrevo isto com a minha caneta de plástico, à esta minha mesa de metal inoxidável e ante a página aberta destas ‘Histórias Ilustradas’, de onde me espiam coloridamente, no tombadilho de uma fragata, a princesa prisioneira, o pirata da perna de pau e do olho tapado e o belo espécime de um licorne branco, mas que parece alheio a tudo quanto se passa dentro do livro e no lado de fora do livro."

A crase ocorre antes de palavra feminina e é a fusão da preposição "a" com o artigo "a" ou com os pronomes demonstrativos "aquela(s)", "aquele(s)", "aquilo". No texto, as ocorrências de crase estão corretas em "à Idade da Madeira", "à esta minha mesa" e "à tudo quanto se passa". Já a palavra "a" sem crase é utilizada antes de "página aberta".
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.