Para o profissional selecionar o material adequado, a fim de aplicá-lo em projeto, é necessário conhecer características e propriedades dos materiais envolvidos. Dentro deste contexto,
✂️ a) a composição dos materiais poliméricos se dá por moléculas orgânicas dispostas em cadeias, podendo ser cristalinos e/ou amorfos; como exemplo, aplicação em sistemas de absorção de energia.
✂️ b) a composição dos materiais cerâmicos se dá por moléculas orgânicas, resultando em material unicamente cristalino; como exemplo de aplicação: resistência ao desgaste.
✂️ c) quanto às estruturas de materiais não cristalinos (vítreos), são estruturas de resfriamento lento, com periodicidade de longo alcance, tipicamente materiais cerâmicos e poliméricos.
✂️ d) os elementos metálicos possuem ligações atômicas covalentes, em que os elétrons estão compartilhados entre os átomos, constituindo ligação não direcional e energia de ligação não variável.
✂️ e) quanto às estruturas de materiais cristalinos, são estruturas organizadas espacialmente, com periodicidade de curto alcance, são exclusivamente os materiais metálicos e alguns polímeros.