Gonçalves (2007), ao comparar as artes marciais com o ensino das lutas na escola, encontra uma grande diferença, ou seja, o ensino da luta na escola não deveria desenvolver técnicas preestabelecidas das artes marciais. O aluno vai desenvolvendo sua própria técnica através de jogos lúdicos. Para que seja atingido esse objetivo junto à criança como um ser ativo, descobrindo suas próprias técnicas, faz-se necessário que se desvinculem as lutas escolares das artes marciais. Sobre o ensino das lutas nas escolas, é CORRETO afirmar que
✂️ a) deve ser ensinada somente por professor que tiver graduação em artes marcial. ✂️ b) uma grande diferença entre as lutas ensinadas nas escolas e nas artes marciais é que o resultado do combate tem grande relevância. ✂️ c) não se pode referir-se às lutas no sentido de processo de ensino, visto que a forma é centrada em um único modelo, qual seja, o da repetição das partes. ✂️ d) a competitividade nunca deve perder importância em relação às vivências corporais. Seria semelhante a algumas concepções de competição desportiva, ou seja, um alto grau de competitividade. ✂️ e) as lutas são fenômenos culturais, devem ser vivenciadas como cultura corporal. Sendo indissociáveis dos outros fenômenos de civilização, ?toda técnica do corpo é fundamentalmente cultural?, devendo a luta, enquanto pratica pedagógica, ser assim ensinada e praticada.