Problemas relacionados à aprendizagem da escrita ainda são os mais frequentes no ambiente escolar. Cabe ao fonoaudiólogo que trabalha na Educação as seguintes ações, EXCETO:
✂️ a) Orientar professores a adotarem uma postura de diálogo em sala de aula com seus estudantes, de modo a estarem abertos à escuta da lógica da construção de suas escritas, antes de identificá-los como portadores de distúrbio de aprendizagem. ✂️ b) Discutir com os profissionais da escola, sobretudo professores das séries iniciais, sobre o processo de aquisição da escrita para que eles possam compreender a lógica dos erros cometidos pelos educandos durante esse processo. ✂️ c) Criar, junto aos professores dos anos iniciais, diferentes estratégias de apropriação do código gráfico pelas crianças, de modo que elas possam se aproximar de diferentes lógicas dessa apropriação. ✂️ d) Orientar pais de crianças em anos iniciais de escolarização a proporcionarem aos filhos diversos e significativos eventos letrados de modo que eles possam se aproximar da leitura e da escrita com prazer e sentido. ✂️ e) Orientar pais e professores sobre os erros mais frequentes e indicativos de dislexia, nos anos iniciais de escolarização, a fim de se prevenir o surgimento da doença.