Questões Enfermagem Enfermagem em UTI

O trauma torácico tornou-se a se...

Responda: O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces s...


Q841535 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Urgência Trauma Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces são fatores-chave para avaliações, manejo e sobrevivência. O trauma torácico pode ser resultado de um trauma penetrante ou contuso. O trauma contuso geralmente é uma causa mais comum de lesões traumáticas e pode ser igualmente fatal. É importante conhecer o mecanismo, pois o manejo pode ser diferente.

Tendo em vista esse assunto e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O dreno de tórax é utilizado no tratamento do hemotórax e, em casos de suspeita de hemotórax maciço, é importante ter a autotransfusão. Se a drenagem for inferior a 1.500 mL com persistência de sangramento, deve-se considerar a necessidade de realização de toracotomia sem precisar avaliar o estado fisiológico geral.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 16/01/2025 08:24:54🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

O dreno de tórax é utilizado no tratamento do pneumotórax e do hemotórax, não sendo indicado para autotransfusão. A autotransfusão é um procedimento separado, no qual o próprio paciente recebe seu próprio sangue de uma cavidade corporal, como o tórax, por exemplo.

Além disso, a realização de toracotomia não deve ser baseada apenas na quantidade de drenagem, mas sim na avaliação do estado fisiológico geral do paciente, presença de instabilidade hemodinâmica, entre outros fatores. Portanto, a afirmação apresentada no item está incorreta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.