Questões Odontologia Odontologia Hospitalar

Neste ano, a Sociedade Brasileir...

Responda: Neste ano, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) realizou o XXIV Congresso SBTMO, no qual, pela primeira vez, houve um...


1Q844106 | Odontologia, Odontologia Hospitalar, Multiprofissional em Terapia Intensiva Odontologia, SES DF, IADES, 2020

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) realizou o XXIV Congresso SBTMO, no qual, pela primeira vez, houve uma sala de atividades exclusiva para discutir-se a interface Odontologia e Oncologia relacionada aos pacientes submetidos ao transplante de células tronco. Resultou, em unanimidade de opinião, que os cuidados gerais relativos ao paciente submetido ao transplante de medula óssea (TMO) devem incluir avaliações odontológicas rotineiras e que estas devem estar inseridas em um contexto multiprofissional. 

A respeito dessa temática, julgue o item a seguir.

As estruturas da cavidade bucal constituem sítios propícios a infecções, com grande potencial de desenvolvimento de bacteremia, sendo que lesões infecciosas devem ser previamente tratadas e controladas pelo cirurgião-dentista.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

As estruturas da cavidade bucal realmente são sítios propícios a infecções, principalmente em pacientes submetidos a transplante de medula óssea (TMO), devido à imunossupressão que esses pacientes apresentam.

A cavidade bucal possui uma microbiota complexa e pode ser fonte de infecções locais que, se não controladas, podem evoluir para bacteremia, ou seja, a presença de bactérias na corrente sanguínea, o que é extremamente perigoso para pacientes imunocomprometidos.

Por isso, é fundamental que lesões infecciosas na boca sejam previamente tratadas e controladas pelo cirurgião-dentista antes do transplante, para minimizar riscos de complicações infecciosas durante o período de imunossupressão.

Essa conduta está alinhada com as recomendações da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e com protocolos internacionais que indicam a avaliação odontológica como parte do cuidado multiprofissional no manejo desses pacientes.

Portanto, a afirmativa está correta, pois reforça a importância do papel do cirurgião-dentista na prevenção de infecções bucais que podem comprometer a saúde do paciente submetido ao TMO.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.