
Por Ingrid Nunes em 16/07/2025 18:50:23🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
A questão pede para identificar quais itens NÃO representam as diretrizes da organização curricular da educação quilombola. Vamos analisar cada item:
Item I: Este item sugere a 'dissociabilidade' entre o conhecimento escolar e os conhecimentos tradicionais quilombolas, o que é contrário ao princípio de integração e valorização das culturas locais na educação. A educação quilombola visa integrar e valorizar os conhecimentos tradicionais, não dissociá-los.
Item II: Este item está alinhado com as diretrizes de educação quilombola, pois enfatiza o ensino da história e do protagonismo dos quilombos e do movimento negro.
Item III: Este item também está correto, pois menciona a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, conforme a legislação.
Item IV: Este item é correto, pois reconhece a importância da história e cultura afro-brasileiras no processo de formação nacional e regional.
Item V: Este item está correto, pois fala sobre a organização dos tempos e espaços escolares que respeitam as relações de igualdade e as formas de construção de conhecimentos, sendo essencial para a educação quilombola.
Portanto, os itens que NÃO representam as diretrizes são I e V, conforme indicado no gabarito oficial.
A questão pede para identificar quais itens NÃO representam as diretrizes da organização curricular da educação quilombola. Vamos analisar cada item:
Item I: Este item sugere a 'dissociabilidade' entre o conhecimento escolar e os conhecimentos tradicionais quilombolas, o que é contrário ao princípio de integração e valorização das culturas locais na educação. A educação quilombola visa integrar e valorizar os conhecimentos tradicionais, não dissociá-los.
Item II: Este item está alinhado com as diretrizes de educação quilombola, pois enfatiza o ensino da história e do protagonismo dos quilombos e do movimento negro.
Item III: Este item também está correto, pois menciona a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, conforme a legislação.
Item IV: Este item é correto, pois reconhece a importância da história e cultura afro-brasileiras no processo de formação nacional e regional.
Item V: Este item está correto, pois fala sobre a organização dos tempos e espaços escolares que respeitam as relações de igualdade e as formas de construção de conhecimentos, sendo essencial para a educação quilombola.
Portanto, os itens que NÃO representam as diretrizes são I e V, conforme indicado no gabarito oficial.